Inrise Consultoria
Divisão RH
Artigos
Imprensa
Livro
Web TV
Depoimentos
Trabalhe Conosco
Área Restrita
Contato
Últimas Notícias
 
 
 
Newsletter
Nome:
E-mail:
 
 
 
Notícias

Em breve, um “exército” de um milhão de advogados brasileiros

O Ministério da Educação divulgou o Censo da Educação Superior de 2015, que mostra que um em cada dez universitários do Brasil frequenta cursos de Direito. A carreira jurídica é a opção de ensino superior mais popular do Brasil.

No total são 853.211 estudantes distribuídos em 1.172 diferentes cursos (Direito, Medicina, Engenharia, Filosofia e por aí se vão).

Assim, não é exagero dizer que o Brasil é o país dos bacharéis ... e dos advogados também.

A OAB nacional já registra 996.303 inscritos em seus quadros, o que significa que a cada mil habitantes, cinco são advogados. Embora no último Exame de Ordem, apenas 17,97% dos candidatos inscritos tenham sido aprovados, o número de advogados não para de crescer.

O Brasil é o terceiro país do mundo com mais advogados em números absolutos. Perde apenas para os Estados Unidos, com 1,3 milhão, e a Índia, que possui 2 milhões. A propósito de advogados indianos, uma curiosidade: a ordem dos advogados local estima que 30% não atue na área; ou, pior, ostenta um diploma falso na parede.

Detalhe brasileiro: a progressão aritmética indica que o primeiro milhão de advogados será completado ainda este ano.

Detalhes gaúchos: ontem (20) a OAB gaúcha tinha cadastrados 75.237 advogados e 2.326 estagiários; destes, aproximadamente 25% estão inadimplentes ou porque estão fora da profissão, ou porque também foram alcançados pela crise que assola o país. 

Fonte: http://www.espacovital.com.br/

 
Inrise Consultoria
Inrise Consultoria (11) 3477.3443 - Todos os direitos reservados - 2017  •  Desenvolvimento: www.soccicomunicacao.com.br | Otimizacao de Sites | Marketing Jurídico | Sitemap