Grupo Inrise | Fale Conosco | Área Restrita
Inrise no YouTube Inrise no LinkedIn Inrise no Instagram Inrise no Facebook
  • Quem Somos
  • Diferenciais
  • Metodologia
  • Publicações
    • Imprensa
    • Artigos
    • Livros
  • Depoimentos
  • Contato
  • Quem Somos
  • Diferenciais
  • Metodologia
  • Publicações
    • Imprensa
    • Artigos
    • Livros
  • Depoimentos
  • Contato
Artigos

Imprensa

Livros

PARE DE TAPAR O SOL COM A PENEIRA – RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

Que o país está em crise ninguém pode negar. O que temos que fazer é encarar a realidade diante deste fato assombroso.

Muitos pequenos e médios escritórios fecharam as portas e outros tantos – eu diria a maioria – estão controlando as finanças. E embora muitos encarem como um investimento, estão cortando budgets para a implementação de ferramentas chaves para o seu crescimento, pois dizem que o momento atual é de conter despesas.

Concordo? Em partes.

Numa visão menos pessimista do cenário econômico atual, podemos aproveitar este momento para por em pratica um hábito, eu diria, muito pouco discutido até então: a resiliência, que segundo o dicionário significa “capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.”

Praticar a resiliência em épocas de crise nada mais é que encarar os fatos que cercam o cenário atual de seu escritório e tentar encontrar uma solução que se adeque à sua situação. Basicamente é não fazer os problemas maiores do que eles já são.

Não estou falando que ser resiliente irá mudar o cenário econômico atual, não, mas pode ser uma saída para superar os desafios que surgiram com a crise.

Para gestores e empreendedores saber praticar a resiliência é um diferencial que pode abrir caminhos para novos negócios mesmo estando em crise.

Muitos escritórios estão “tapando o sol com a peneira”, dizendo não ter budget para investir em novas ferramentas para alavancar o escritório, mas será que não estão direcionando seus investimentos para o lugar errado? Pensem bem, às vezes é melhor investir em projetos de longo prazo do que em medidas paliativas que “tamparão o sol” momentaneamente.

Mas como praticar a resiliência?

Deixo aqui algumas dicas de como iniciar esta prática.

Pare de chorar pelo leite derramado

Antes de tudo, comece a viver o presente. Se perdeu clientes e diminuiu sua receita, adeque-se a ela. Lembre-se que somos seres adaptáveis, e esta é a premissa básica da resiliência, adaptar-se a mudanças.

Pare de tapar o sol com a peneira

Encare os problemas de frente, e pense em quais seriam as possíveis soluções dentro de seu cenário econômico atual. Não tenha medo de arriscar. Faça o que tiver que fazer para sair da zona de conforto e adaptar-se a realidade atual.

A grama do vizinho é mais verde que a minha

Às vezes nem sempre a situação é igual para todos. Observe o cenário a sua volta e veja quais são as mudanças necessárias para que seu escritório colha frutos na mesma intensidade que seu concorrente.

Viaje na maionese

Por mais que pareça absurdo este comentário, elabore um plano estratégico de longo prazo para ser implementado aos poucos em seu escritório, com todos os objetivos que você almeja, mesmo se forem grandes.

Não dê murro em ponta de faca

Se sua estratégia não está dando certo, mude. Nada vai ser pior do que ficar estagnado, deixando que a concorrência tome o seu lugar. Mudar estratégias é uma questão de adaptação. Então adapte-se.

Use a faca e queijo que estão na sua mão

Se tem uma possível solução, porque não implementá-la? A decisão para efetuar as mudanças dentro de seu escritório são somente suas. Você escolhe fazê-las ou não, afinal o poder de decisão está em suas mãos.

Colha o que plantou

Seja paciente e entenda que resultados imediatos não existem. Os frutos das suas ações virão com o tempo e com muito trabalho envolvido.

Se é avesso às mudanças e acha que o conservadorismo ainda é uma saída, de nada adiantou ler até aqui.

Ser resiliente nada mais é do que gerir conflitos, persistir em suas ideias e adaptar-se a realidade, antes que seja mais um escritório fechando as portas por falta de resultado.

 

Monique Conde

 

Monique Conde é analista de marketing da Inrise Consultoria, formada em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda pela Universidade de São Caetano do Sul.

Comentar Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS PARA ADVOGADOS - É PROIBIDO ENTRAR COM CACHORRO

SOMOS UM ESCRITÓRIO BOUTIQUE. SERÁ?

Scroll

+55 (11) 3477-3443
+55 (11) 3051-2702


Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2729
Salas 501,502,503 | 5º Andar
Jardim Paulista | São Paulo
SP | 01401-000
MENU
Quem Somos | Diferenciais | Metodologia | Imprensa | Artigos | Livros | Depoimentos | Contato
ÁREA RESTRITA
Clique aqui e tenha acesso a área exclusiva para clientes e parceiros do Grupo Inrise
SIGA-NOS
     
Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies, com nossos termos de uso e política de privacidade.
Dúvidas, clique aqui.ACEITAR
Privacy & Cookies Policy

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR