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GESTÃO DE PESSOAS – O PAPEL DO LÍDER

Foi-se o tempo em que alguém mandava e o outro obedecia. No mundo dos negócios, a liderança veio para quebrar esse paradigma. Ela dá lugar a novos valores, como motivação e comprometimento. Nesses novos tempos, devemos saber colocar as coisas de forma a deixar claro o porquê deve ser feito, para que todos a nosso redor se comprometam pela mesma causa.

Em simples palavras, podemos dizer que o bom líder é aquele que é respeitado e admirado por sua equipe e, não apenas obedecido. Ele influencia um grupo em direção à realização de metas. No mercado corporativo, isso pode ser traduzido com a tarefa de ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, proporcionando competitividade à ela.

Uma das características mais marcantes de um líder é que ele não tem dificuldade de falar no plural – ele diz: “nós conseguimos” e não “eu consegui”. Assim, cria condições para uma administração participativa e baseada em equipes, proporcionando à organização profissionais bem treinados e motivados.

Outro ponto importante de uma liderança eficaz é que o líder deve possuir visão estratégica, ou seja, deve conhecer e entender o negócio da organização e seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas, mas sempre respeitando as políticas e procedimentos adotados pela empresa.

Um dos fatores chaves da liderança é gerir as pessoas como parceiras da organização. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização – como esforço, dedicação, comprometimento, riscos – na expectativa de colher retorno desses investimentos, como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional. Desta forma, elas são capazes de alavancar e potencializar a empresa, conduzindo-a ao sucesso.

Outros atributos também são bem marcantes na gestão de um líder de sucesso:

  • Agilidade, flexibilidade e dinamismo;
  • Compromisso com a qualidade e com a excelência de serviços;
  • Desenvolvimento de altos níveis de confiança: a fim de ter o respeito da equipe, tratando todos de forma justa e igual, cria-se uma sensação de segurança e, consequentemente confiança;
  • Busca pela inovação: age com criatividade, procurando encontrar novas soluções;
  • Consegue gerenciar conflitos e adversidades: o líder trabalha com pessoas diferentes, de personalidades, valores e culturas diferentes todos os dias, e diariamente consegue aprender com as diferenças de sua equipe;
  • Consegue se auto avaliar e também a sua equipe: o feedback de ser constante, através de um diálogo franco e cuidadoso;
  • Estimular o funcionário em relação à importância de sua função na empresa: cria um ambiente de motivação profunda, estimulando as pessoas a sentirem que fazem parte de algo nobre, muito além da simples troca do trabalho por remuneração;
  • Capacidade de antecipar mudanças e reconhecer tendências;
  • Habilidade de inspirar: pessoas se inspiram e seguem um líder porque elas confiam nele. Um líder deve inspira pelos valores, não apenas pelo carisma, criando um clima de ética e confiança;
  • Está aberto para o recebimento de críticas.

Penso que uma das maiores competências de um líder é que ele é capaz de formar outros líderes. Eles sabem como construir e incentivar outros líderes, sem medo da competição ou da perda de controle. Vão além de seu papel de motivar seguidores, acreditam que há espaço para mais profissionais excelentes. E que, quanto mais, melhor, pois dessa forma, todo mundo ganha.

Mas se você ainda não se enquadra neste perfil, fique calmo. Nem tudo está perdido: ao contrário do que muitas pessoas acham, para ser um grande líder não é preciso nascer com todas essas competências. Estudiosos da área afirmam que a liderança pode ser aprendida sim: qualquer profissional pode vir a ser um líder de sucesso.

 

Larissa Silveira

 

Larissa Silveira é analista de RH da Inrise Consultoria e atua no recrutamento e seleção de profissionais, bem como, no estudo de reestruturação organizacional de empresas e escritórios jurídicos.

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